Mercado aposta em corte de dois pontos nos juros pelo Copom

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 17 de setembro de 2003 as 10:15, por: cdb

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) divulga nesta quarta-feira a nova taxa básica de juros (Selic) da economia brasileira. Atualmente, os juros estão em 22% ao ano. O Copom voltará a anunciar sua decisão depois das 18h, quando o mercado financeiro estiver fechado.

O Boletim Focus, divulgado na segunda-feira pelo BC, revela que analistas acreditam em uma redução de até dois pontos percentuais da Selic. Mas no mercado tem gente mais otimista do que isso e é possível encontrar apostas de até 3 pontos.

Se o Copom optar pelo corte dos juros, será a quarta queda consecutiva dos juros. Na primeira vez, o BC reduziu a Selic em 0,5 ponto percentual. Na segunda vez, em 1,5 pontos. Na última reunião, a redução foi ainda maios que a expectativa do mercado e a Selic foi cortada em 2,5 pontos percentuais. Desde a primeira redução dos juros pelo governo Lula, a Selic passou de 26,5% ao ano para 22%.

Embora nenhuma projeção contemple a adoção de um viés de baixa para o juro, as expectativas mais otimistas são de que o juro básico possa encerrar o ano em 17%. O viés é um instrumento que permite que o BC altere a Selic no momento em que achar conveniente, sem ter que esperar a nova reunião do Copom para isso.