Mercadante otimista com eleição de Genoíno

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 6 de outubro de 2002 as 18:36, por: cdb

Mercadante chegou otimista às 16h30 deste domingo no comitê de campanha do PT, em São Paulo. “Genoino disparou na votação. Posso afirmar com convicção que ele está no segundo turno.”
Mercadante comentou também a possibilidade de uma vitória do presidenciável petista Luiz Inácio Lula da Silva ainda no segundo turno. “Veja que o Ibope dá 50% a Lula trabalhando com 10% de votos inválidos. Esse percentual de brancos e nulos está subestimado. Tradicionalmente”, justifica Mercadante, “esse percentual atinge 15% e nessa eleição pode ir além. Portanto, se o denominador muda, o PT vence no primeiro turno. Mas estamos preparados para dois turnos também. Não há problema”.
Mercadante não quis especular sobre nomes que podem formar um eventual ministério a ser anunciado no caso de uma vitória antecipada de Lula. ´O que vamos ter, claro, é uma equipe de transição, que é algo diferente de ministério ainda que alguns nomes possam se sobrepor”, disse o deputado.
Mercadante afirmou ainda que o PT encara como altamente salutar os contatos entre equipes de transição de um futuro governo Lula com a atual administração do país. ´Collor em 1989 recusou-se a realizar uma transição regular e cooperativa, deu no que deu”.
Segundo o deputado, já existe uma Agenda 100, que lista as prioridades de cada ministério de acordo com a visão de seus atuais titulares. ´Não significa que temos as mesmos prioridades. Mas é um indicador para começo de conversa e troca de informações. É fundamental. O PT tem sua prioridade. Vamos desprivatizar a agenda brasileira. Vamos fazer uma agenda pública, mas a transição responsável e cooperativa com a equipe do atual governo é fundamental.”