Mercadante: ‘Lula anunciará medidas para baratear crédito’

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 18 de junho de 2003 as 18:23, por: cdb

Até o fim de junho ou, no máximo, na primeira semana de julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncia uma série de medidas para reduzir a taxa de juros cobradas ao consumidor. Entre os projetos estará o que regulamenta as cooperativas financeiras de crédito.

O objetivo, segundo o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT/SP), é criar linhas de financiamento ao público com taxa de juros inferiores às praticadas pelo sistema bancário.

– Queremos aumentar a concorrência entre os bancos – afirmou. Os recursos para a execução dos projetos já estão garantidos pelo Executivo, adiantou Mercadante.

Por outro lado, o governo decidiu “ampliar significativamente” os recursos para o microcrédito, pelo Banco do Povo. Estes recursos serão oferecidos às pessoas que não tem renda e patrimônio para buscar empréstimos bancários, disse Mercadante.

Além disso, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal (CEF) estudam uma série de linhas de créditos especiais, para setores específicos, com taxas de juros reduzidas, forçando outras instituições financeiras a fazer o mesmo.

– Tem muita margem para cair a taxa de juros ao consumidor e é, neste sentido, que o governo vai trabalhar – afirmou o líder do governo.