Mercadante acredita que o país terá crescimento estável

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 25 de junho de 2003 as 10:40, por: cdb

O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), disse que já existem os instrumentos para que o país cresça com estabilidade. Segundo Mercadante, a estabilização dos indicadores econômicos permitiu ao governo adotar medidas de flexibilização como a definição da meta de inflação para 2004 em 5,5%, para aumentar o ritmo da queda dos juros e estimular o crescimento da economia.

– O período dos efeitos colaterais já acabou. Estamos agora em uma fase em que há uma melhora muito substancial. A taxa de cambio se estabilizou e ajudou a diminuir a pressão tanto sobre a inflação quanto sobre as contas públicas. A inflação desabou de forma significativa. Isso permite uma pequena flexibilização para a política econômica, permite que a taxa de juros passe a cair progressivamente. O grande desafio agora é crescer com estabilidade -disse Mercadante.

Para o líder, há condições para o País retomar o crescimento econômico.

– Já existem os três instrumentos que permitem o crescimento com estabilidade, que são a política fiscal, que possibilita que o governo gaste mais nos setores chaves, uma nova política de crédito e a taxa de câmbio estável e competitiva – explicou o senador.