Menino iraquiano recebe novos braços em Londres

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 13 de outubro de 2003 as 11:09, por: cdb

Um garoto iraquiano que perdeu os dois braços – e a maior parte de sua família – na guerra liderada pelos Estados Unidos no Iraque se recupera com sucesso de uma cirurgia de implante de membros artificiais. O jornal Daily Mirror divulgou uma foto de Ali Ismaeel Abbas – cujo torso sem os braços, com queimaduras e um olhar assustado simbolizou o sofrimento civil no conflito – com as próteses nos braços.

“Estou todo aqui agora. Meus braços estão bem”, disse o menino de 13 anos ao jornal. “Não pensava que fosse ficar tão bom. Agora quero abraçar minhas irmãs e o resto da minha família. Também quero escovar meus dentes sozinho e lavar meu rosto.”

As próteses foram colocadas em Abbas no Queen Mary’s Hospital em Londres, em um tratamento pago pelo governo do Kuweit. Seu braço esquerdo é uma prótese cosmética, pois restou apenas uma pequena parte do membro para uso dos cirurgiões, de acordo com o jornal.

Do lado direito, ele está com um membro artificial operacional que funciona com eletrodos ligados aos músculos remanescentes do braço. Abbas está sendo tratado em um centro de reabilitação de Londres com um outro menino iraquiano mutilado, Ahmed Mohammed Hamza, que perdeu uma perna e uma mão.