Membro do Hamas é morto em meio a preparativos para cúpula de Aqaba

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 31 de maio de 2003 as 12:01, por: cdb

O exército israelense matou neste sábado um ativista do Hamas, em meio aos preparativos para a cúpula de Aqaba (Jordânia), onde se reunirão no próximo dia 4 os primeiros-ministros israelense, Ariel Sharon, e palestino, Mahmud Abbas (Abu Mazen), e o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.

Enquanto o emissário norte-americano para o Oriente Médio, William Burns se reunia em Ramallah com Mahmoud Abbas (Abu Mazen) e o chefe da diplomacia palestina, Nabil Chaath, para preparar a cúpula tripartite, equipes técnicas israelenses e palestinas se esforçam em elaborar a formulação de uma declaração comum a ser feita ao final da reunião. O princípio de tal declaração foi acertado na última quinta-feira, durante uma conferência entre Mazen e Sharon.

No terreno, o exército israelense fez fracassar um ataque do Hamas no norte da Cisjordânia matando um membro dessa organização radical islamita e capturando outro.

O incidente aconteceu perto de Jeba, 10 km ao norte de Jenin. Não se sabe ainda a identidade da vítima.

Segundo os militares, os soldados abriram fogo contra dois palestinos a quem surpreenderam colocando uma bomba em uma estrada usada por patrulhas israelenses.