Meligeni vence e Guga estréia no US Open contra o tcheco Vacek

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 27 de agosto de 2001 as 11:18, por: cdb

Enquanto três brasileiros Fernando Meligeni, que venceu por 3 sets a 1, parciais de 2/6, 6/2, 6/3 e 6/4, o russo Nikolay Davydenko, classificando-se para a segunda rodada do US Open, estreou bem nesta segunda-feira. Gustavo Kuerten espera sua vez para entrar em ação no último Grand Slam da temporada, na quarta-feira, contra o tcheco Daniel Vacek. E é justamente no jogo de estréia que Guga e o técnico Larri Passos estão tentando se concentrar o máximo possível.

Ciente do perigo da primeira rodada (no ano passado, o brasileiro foi eliminado na estréia, pelo australiano Wayne Arthurs, por 3 sets a 1), Larri vem dedicando todo o tempo para que seu pupilo esteja com a melhor preparação possível contra Vacek. “Você tem de colocar o foco no primeiro jogo. A estréia num Grand Slam é um dos jogos mais difíceis do torneio. Se você pôr o foco lá na frente, se perde”, ensinou o técnico.

Guga concordou com Larri e afirmou que ficará cada vez mais concentrado no jogo contra Vacek. “Eu estou treinando bem legal e, quanto mais perto o dia de jogar vai chegando, vou ficando mais motivado e entrando mais ainda no clima do torneio”, afirmou o tenista brasileiro, que ontem bateu bola durante dois períodos, em Flushing Meadows.

Durante uma semana em Nova Iorque, Guga investiu na preparação física e, nos últimos dias, intensificou os treinos em quadra com Larri. No sábado, o brasileiro chegou a treinar durante três horas e ainda passou mais tempo cuidando da preparação física.

Enquanto Guga espera a sua hora de entrar em ação, três brasileiros estréiam hoje no US Open: Fernando Meligeni enfrenta o russo Nikolay Davydenko; André Sá encara o holandês Edwin Kempes; Alexandre Simoni mede forças com o italiano Andréa Gaudenzi.

Principal rival de Guga na liderança dos dois rankings, o americano Andre Agassi também joga hoje, contra o seu compatriota Mike Bryan, assim como o australiano Patrick Rafter, que pega Bob Bryan, dos EUA. No feminino, a tenista nº 1 do mundo, a suíça Martina Hingis, encara a americana Laura Granville.

LONG ISLAND

Na decisão do Torneio de Long Island, o alemão Tommy Haas levou a melhor sobre o americano Pete Sampras, por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 3/6 e 6/2. No US Open, Haas fará sua estréia contra o holandês John van Lottun, enquanto Sampras joga na primeira rodada contra o francês Julien Boutter.

A CORRIDA DOS CAMPEÕES

O brasileiro Gustavo Kuerten manteve a liderança na Corrida dos Campeões, ranking da ATP que conta apenas os resultados desta temporada.

Guga possui 705 pontos contra 633 do americano Andre Agassi. Na terceira posição aparece o espanhol Juan Carlos Ferrero (537), seguido do australiano Patrick Rafter (527).

CONFIRA O RANKING

1. Gustavo Kuerten (BRA) 705
2. Andre Agassi (EUA) 633
3. Juan Carlos Ferrero (ESP) 537
4. Patrick Rafter (AUS) 527
5. Lleyton Hewitt (AUS) 435
6. Sebastien Grosjean (FRA) 359
7. Tim Henman (ING) 337
8. Yevgeny Kafelnikov (RUS) 298
9. Roger Federer (SUI) 294
10. Alex Corretja (ESP) 288
11. Goran Ivanisevic (CRO) 281
12. Arnaud Clement (FRA) 263
13. Jan-Michael Gambill (EUA) 235
14. Guillermo Cañas (ARG) 232
15. Carlos Moya (ESP) 226