Melhores relações da Rússia dependem de democracia, diz Rice

Arquivado em:
Publicado Sábado, 05 de Fevereiro de 2005 às 10:24, por: CdB

A secretária de Estado norte-americana, Condeleezza Rice, afirmou no sábado que a Rússia precisa reverter o que Washington considera um enfraquecimento da democracia se busca relações mais profundas com o Ocidente.

A especialista na ex-União Soviética irá se encontrar ainda neste sábado com seu colega russo, Sergei Lavrov, em Ancara, onde o pressionará também a respeito das ambições nucleares do Irã.

"Obviamente temos preocupações...é importante que a Rússia deixe claro para o mundo que está comprometida em reforçar a lei, reforçar o papel de um judiciário independente e que permita uma imprensa livre e independente", disse Rice em uma entrevista coletiva em Varsóvia, durante uma parada a caminho da Turquia. "Esses fatores são o básico da democracia."

No ano passado, os EUA começaram a expressar sua preocupação sobre a situação democrática da Rússia. A secretária afirmou que vai continuar a falar dessa preocupação com o intuito de melhorar as relações.

Em dezembro, a Duma aprovou planos do presidente russo, Vladimir Putin, de acabar com as eleições para governador e permitir que o líder indique os ocupantes do cargo. Putin deixou também que um caso, aparentemente, com motivação política contra a gigante petrolífera YUKOS fosse adiante.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo