Mecanismos de controle da inflação devem ser dosados, diz Valdir Raupp 

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 5 de setembro de 2011 as 16:30, por: cdb

Em pronunciamento nesta segunda-feira (5), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) disse que é preciso saber dosar o uso dos mecanismos geralmente empregados no controle da inflação, como o depósito compulsório dos bancos e o controle da taxa de juros, como forma de assegurar ao mesmo tempo o crescimento do país e a neutralização de seus possíveis traumas, como o aumento de preços.

Valdir Raupp disse confiar na tendência de queda de juros, mas observou que a taxa Selic em 12% ao ano – mesmo após a sua redução em 0,5 ponto percentual pelo Banco Central – ainda é muito alta, o que prejudica a economia de um país que espera ter crescimento forte.

O senador também afirmou que o Brasil corre risco de desindustrialização. Segundo ele, o país precisa de uma indústria forte para competir com as mercadorias da China, “que inunda o mercado brasileiro com produtos baratos e a nossa indústria sem competitividade”.

O Brasil também precisa investir pesado no setor de infraestrutura, afirmou Valdir Raupp, ao defender a construção de portos e a duplicação da malha rodoviária do Brasil. O senador salientou que o país é a sétima economia do mundo, mas dispõe apenas de cinco mil quilômetros de rodovias federais duplicadas.

Da Redação / Agência Senado