MEC planeja alfabetizar todo o país em quatro anos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 12 de março de 2003 as 10:19, por: cdb

O ministro da Educação, Cristovam Buarque, lançou nesta quarta-feira, durante o Encontro de Prefeitos – VI Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, o desafio de qual será o primeiro município que terá uma faixa com os dizeres: “Aqui foi erradicado o analfabetismo”.

Cristovam defendeu, ainda, um aumento de salário para os professores. Ele explicou que “o dinheiro existe, porém o que falta é uma clareza de prioridade”.

Cristovam disse aos prefeitos que os objetivos comuns entre o Ministério da Educação e as prefeituras podem ser resumidos em três: alfabetizar todo o Brasil; construir um sistema de educação ideal; implantar a universidade de que o Brasil precisa.

O ministro garantiu que o MEC planeja alfabetizar todo o Brasil em quatro anos, representando atendimento de 20 milhões de brasileiros. Segundo ele, o MEC pretende realizar acordos, convênio, parcerias, com todas as instituições, governamentais ou não, que apresentem uma proposta de alfabetização de jovens e adultos maiores de 15 anos, que não estejam na rede formal do ensino.