Marines realizam ofensiva no Afeganistão

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 7 de dezembro de 2001 as 19:42, por: cdb

Marines norte-americanos atacaram hoje um comboio talibã, matando sete combatentes – incluindo membros da rede Al-Qaeda – na primeira ofensiva americana em terra desde a instalação de uma base dos EUA no sul do Afeganistão, duas semanas atrás. De acordo com o capitão David Romley, porta-voz do Corpo de Fuzileiros Navais, três veículos talibãs aproximaram-se de um grupo de marines fortemente armados que estavam em Humvees – utilitários que substituem o jipe – perto da cidade de Kandahar e foram atacados pelos militares americanos por terra e ar, sem nenhuma baixa no lado norte-americano.

“O inimigo foi atingido”, disse Romley. “Os combatentes mortos aparentemente pertenciam à Al-Qaeda e ao Talibã.” Ele acrescentou que os corpos dos sete combatentes não foram recuperados e segundo o porta-voz, os combatentes saltaram de um dos veículos e os marines que estavam em terra o destruíram, pedindo depois suporte aéreo para destruir os outros dois. Romley não soube dizer se os marines chegaram a ser alvo do fogo inimigo.

Os marines que participaram do ataque contra os combatentes da Al-Qaeda e do Taleban disseram ter feito disparos de morteiros e granadas contra o comboio inimigo. O local exato do confronto não foi revelado, mas Romley revelou ter ocorrido perto de Kandahar – o último bastião do movimento integrista islâmico afegão, que foi abandonado hoje.

Mais tarde, três helicópteros de ataque Cobra se dispersaram após receberem informações da aproximação de um comboio inimigo e a base americana no sul do país – conhecida como Rhino – foi posta em alerta máximo. Não ficou claro se o comboio representava uma ameaça considerável às aeronaves ou a base norte-americana.