Marina Silva diz que parceria com municípios fortalece política ambiental

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 12 de março de 2003 as 11:14, por: cdb

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou nesta quarta-feira, durante o Encontro de Prefeitos – VI Marcha Brasília em Defesa dos Municípios, em Brasília, que a parceria entre o Ministério do Meio Ambiente e os municípios será, primeiramente, baseada no fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente, que segue o princípio da gestão compartilhada, estabelecendo responsabilidades da política ambiental entre os governos federal, estadual e municipal, sendo cada um em sua esfera de competência; e fortalecimento da comissão tripartite formada pelas três esferas governamentais, uma reivindicação antiga dos prefeitos.

Segundo Marina Silva, em dois anos de criação da comissão foram realizadas duas reuniões e, portanto, o Ministério quer estabelecer uma agenda de encontros para que os prefeitos participem do processo de uma maneira ativa.

Por fim, Marina disse não existirem “políticas que se realizem no estado ou na união e, assim, nos municípios. Todas as políticas ambientais serão executadas nos municípios. Queremos ter uma atuação onde os prefeitos participem de uma política e de um diálogo beneficiando a sociedade brasileira”.

A ministra viaja nesta quarta-feira para Manus (AM), onde se reunirá com nove secretários de meio ambiente da região para discutir o fortalecimento do Sistema Nacional do Meio Ambiente e da gestão compartilhada da política ambiental brasileira.