Marília praticamente pronta para o Congresso Estadual (02/03/2012)

Arquivado em:
Publicado Sexta, 02 de Março de 2012 às 04:51, por: CdB
Marília praticamente pronta para o Congresso Estadual (02/03/2012)

Evento reunirá gestores e técnicos de Saúde do Estado
e será realizado de 6 a 9 de março em megaestrutura na Unimar

Praticamente tudo pronto para a realização do 26º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo: Redes de Atenção à Saúde: Compartilhando Responsabilidades, a 10ª Mostra de Experiências Exitosas e o 3º Prêmio David Capistrano. O evento será realizado de 6 a 9 de março, na Unimar (Universidade de Marília) e deverá contar com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, além do presidente do Cosems-SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo), Arthur Chioro dos Reis.

A reunião para o acerto dos últimos detalhes foi realizada nesta semana, na sede do Cosems-SP e a expectativa é de que o evento será um grande sucesso, tendo em vista que já estão inscritos mais de 900 pessoas já tendo sido aprovados para apresentação 400, dos 506 trabalhos inscritos para participarem da Mostra.

“Uma megaestrutura está sendo montada na Unimar. Está sendo instalada uma tenda com 1.100 m² que irá acolher a feira de exposições durante o evento, que contará com diversos parceiros entre órgãos públicos, laboratórios e entidades de classe, como o Ministério da Saúde, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o CRF (Conselho Regional de Farmácia), Furp (Fundação Para o Remédio Popular), a Afip (Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa), Biofast, Sanofil, Boehringer, Semina Educativa, Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, Ely Lilly, MSD, Guelfond, dentre outros”, diz o secretário municipal da Saúde, Julio Cezar Zorzetto.

O secretário afirma que o evento é um marco para o SUS (Sistema Único de Saúde) local e regional e que a realização do evento foi possível graças aos inúmeros parceiros da Secretaria Municipal da Saúde, principalmente a Unimar. “Temos que agradecer a todos que farão deste evento o mais grandioso de todas as edições e especialmente a Unimar e o seu reitor Márcio Mesquita Serva, que atendeu prontamente nosso pedido e ofereceu as instalações da universidade para sediar o Congresso”, destaca Zorzetto.

O Congresso contará também com estrutura diferençada de transmissão de dados por meio da Abase Telecom, que disponibilizará internet WiFi durante todo o evento.

Zorzetto avalia que o Congresso será extremamente produtivo e importante para que possamos vislumbrar novas possibilidades e quem tem a ganhar são os municípios. Com certeza, será um dos eventos de maior relevância na saúde pública.

“O volume de trabalhos inscritos demonstra a necessidade de os gestores municipais compartilharem suas experiências para a melhoria permanente da qualidade do atendimento no SUS”, destaca.

O secretário ressalta que os congressistas dentre gestores, técnicos e profissionais de saúde dos municípios paulistas devem movimentar a economia local, nos setores de hotelaria, gastronomia, transporte, entre outros.

PROGRAMAÇÃO
Os trabalhos inscritos no Congresso versam dentre nove temas: Rede de Atenção à Saúde; Enfrentando os Novos Desafios da Saúde Mental; Assistência Farmacêutica e o Uso Racional de Medicamentos; Atenção Básica; Proteção, Promoção e Vigilância em Saúde; Experiências de Reorganização de Processos de Gestão; Gestão de Pessoas, Trabalho e Educação em Saúde; Controle Social; e Cuidado Hospitalar.

O evento terá ainda cursos e rodas de conversa. A programação do Congresso conta com 11 cursos, que terá duração de oito horas, em dois dias, e abordarão os temas: Assistência Farmacêutica nas Redes de Atenção; Atenção Básica na Coordenação das Redes de Atenção; Construindo a Rede de Atenção em Álcool e Outras Drogas; Contratualização de Serviços de Saúde; Rede Materno Infantil: Implantação de Serviços de Saúde; Normas e Procedimentos do Fundo Municipal da Saúde: Preparando o Final da Gestão; O Cuidado em Saúde Mental; Redes de Urgência e Emergência no SUS; Regulação da Atenção à Saúde; Vigilância em Saúde – Possibilidades e Desafios da Atuação e Gestão Integradas; e Consórcios Públicos.

Já as Rodas de Conversa também versarão sobre 11 assuntos: Gestão Participativa: Prestando Contas ao Controle Social; Desafios do Processo de Implantação do Decreto nº 7508 de 28/06/11; O Papel do Transporte Sanitário na Regulação do Acesso à Saúde; Judicialização na Saúde; Apoio Matricial como Ferramenta de Gestão em Saúde; A Gestão Municipal Conversando com os Conselhos Profissionais; Regionalização no Estado de São Paulo – Implantado as Redes Regionais de Atenção à Saúde; Determinantes Sociais em Saúde; O SUS em Municípios de Pequeno Porte; Saúde e Envelhecimento; e Graduação em Saúde Pública

Ainda na programação, haverá as Grandes Conversas, que terão como temas Redes de Atenção à Saúde: O Desafio da Integralidade; A Sustentabilidade da Atenção Universal à Saúde; e Desafios Para Implantação de Rede Temática; além do Café Com Idéias, que abordará Dialogando Sobre o SUS a Partir das Experiências Municipais.

Mais informações sobre o evento, hospedagem e valores de inscrição para delegações podem ser acessadas pelo site oficial do evento (http://www.cosemssp.org.br).


Fotos: Mauro Abreu

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo