Marco Maia busca apoio para comandar a Câmara em 2011

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 6 de janeiro de 2011 as 18:05, por: cdb

>
06/01/2011Marco Maia busca apoio para comandar a Câmara em 2011

Iolando Lourenço

Repórter da Agência Brasil

 

Brasília – O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), está aproveitando o recesso parlamentar para buscar apoio dos partidos para sua candidatura à presidência da Câmara. Ele chegou há pouco de São Paulo, onde foi conversar com lideranças do PR, PSDB e PDT. “As conversas são para ajustar os pontos”, disse o parlamentar.

 

Maia disse estar convencido que terá o apoio do PR, após conversar com o presidente em exercício da legenda, deputado Valdemar Costa Neto (SP), na eleição para a presidência da Câmara, no início de fevereiro.

 

Segundo Marco Maia, o líder do PSDB, deputado João Almeida (BA), disse que o seu partido vai respeitar a regra da proporcionalidade, por meio da qual cabe a maior bancada, no caso o PT, indicar o candidato à presidência da Câmara. Já o líder do PDT, deputado Paulo Pereira da Silva (SP), o Paulinho da Força, teria lhe dito que até quarta-feria da próxima semana se posicionará se o partido apoiará sua candidatura.

 

Maia informou que os deputados Arlindo Chinaglia (PT-SP) e João Paulo Cunha (PT-SP) ficaram incumbidos de verificar as reivindicações e pretensões na disputa pela Mesa Diretora da Câmara. Segundo ele, não há espaço para representantes das 22 legendas, uma vez que existem 11 cargos na Mesa Diretora. Além dos cargos da Mesa, lembrou, há as presidências e vices das 20 comissões técnicas.

 

Edição: João Carlos Rodrigues