Marcha pró Palestina reúne mais de 6 mil pessoas

Arquivado em:
Publicado Quinta, 29 de Novembro de 2012 às 17:05, por: CdB

Cerca de 6 mil pessoas de diferentes nacionalidades participaram, no final da tarde desta quinta-feira, da marcha de abertura do Fórum Social Mundial Palestina Livre. A multidão partiu do Largo Glênio Peres e se dirigiu até a Usina do Gasômetro, no Centro de Porto Alegre.

Fabiano do Amaral/CP

 

A 17ª Marcha dos Sem, organizada pela Coordenação dos Movimentos Sociais do RS e que teve início duas horas antes, juntou-se ao movimento em prol da Palestina. O fórum segue até sábado, com debates e palestras em diversos espaços públicos da Capital.

A marcha de abertura do Fórum Mundial Palestina Livre coincidiu com o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino e com a votação na ONU da Resolução 181, que criou a divisão entre os dois estados. Chefe de Relações Internacionais da Al Fatah, Nabil Shaat disse que o reconhecimento na ONU deve ser um novo passo e que o fórum impõe "pressão" sobre governantes pela causa. "O Brasil se solidariza tanto nas ruas quanto na parte oficial, nas Nações Unidas", afirmou. Acadêmicos da Europa e América do Norte e militantes da causa vindos do Oriente Médio participaram da atividade.

Dirigentes do PCdoB, como os secretários nacionais de Movimentos Sociais, Lucia Stumpf, e de Relações Internacionais, Ricardo Alemão Abreu, também participaram da marcha. outras autoridades presentes foram o presidente da Federação Palestina do Brasil, Elayyan Aladdin; a presidenta do Conselho Mundial da Paz e do Cebrapaz, Socorro Gomes; a dirigente da Federação Democrática Internacional de Mulheres, Liège Rocha; o presidente nacional da Unegro, Edson França; o presidente da CTB/RS, Guiomar Vidor; entre outros.

Nesta sexta-feira, às 16h30min na Usina do Gasômetro, ocorre a Plenária Nacional pelo Estado da Palestina. Cerca de 160 atividades promovidas por movimentos sociais, organizações não governamentais e comitês de solidariedade de mais de 30 países compõem a programação que terá como ato final no sábado (1º) a Assembleia dos Movimentos Sociais.

De Porto Alegre,
Barbara Paiva

 

..

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo