Marcha contra guerra de Bush é destaque em Porto Alegre

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 28 de janeiro de 2005 as 11:09, por: cdb

A “Marcha contra a Guerra e as Mentiras de Bush, pela Democracia” foi realizada nesta sexta-feira em Porto Alegre, com saída da sala G 901, no Espaço 9 do Fórum Social Mundial. No mesmo local da concentração, houve assembléia da Campanha Continental contra a Alca, a Militarização e a Guerra.

Centenas de jovens manifestantes bloquearam as ruas pelo trajeto, conquistando a adesão de mais pessoas, sob o controle da polícia.

Outro tema que se destaca no Fórum é as propostas da campanha Chamada Global para Ação contra a Pobreza é o cancelamento da dívida externa dos países em desenvolvimento para que os recursos sejam aplicados em ações que reduzam as desigualdades sociais.

A discussão sobre a dívida externa surgiu durante a sessão de questionamentos de seis representantes de organizações que apóiam a Chamada Global, dirigidos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A representante do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), Iara Pietricovsky, questionou o fato de o Brasil ter gasto, em 2004, R$ 124 bilhões com serviços da dívida para manter o superávit primário em 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB).