MARACATUS ENSAIAM PARA ABERTURA DO CARNAVAL DO RECIFE

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 24 de janeiro de 2012 as 16:57, por: cdb

Cultura

MARACATUS ENSAIAM PARA ABERTURA DO CARNAVAL DO RECIFE
15:53 Terça-feira, 24 de Janeiro de 2012

O batuque vai tomar conta da cidade a partir desta quarta-feira (25) até o final de semana. Mais uma vez o percussionista Naná Vasconcelos irá comandar os ensaios com sete diferentes nações de maracatus. Os encontros acontecem nas sedes dos maracatus nos bairros de Afogados, Ibura, Afogados, Chão de Estrelas, e na Rua da Moeda, no Bairro do Recife.

O maracatu Leão da Campina ensaia já nesta quarta (25), às 19h, na Academia das Cidades do Ibura, na Av. Pernambuco, s/n, na Cohab da UR- 01. Quinta-feira (26) é a vez do maracatu Oxum Mirim que vai ensaiar na sua sede, localizada na Rua Santa Edwigs, 390, em Afogados.

O acerto de tambores também acontece na Rua da Moeda, na sexta-feira (27), a partir das 19h, quando Naná Vasconcelos irá “reger” os maracatus Encanto da Alegria, Porto Rico, Leão da Campina e Oxum Mirim. O grande ensaio promete agitar recifenses e turistas que estão curtindo as prévias da cidade. Além do batuque dos maracatus, o público ainda poderá curtir o Afoxé Ara Onirakán, o Bloco de Samba Saberé e uma animada Roda de Samba, todos convidados especiais da festa.

Já no sábado, também às 19h, o ensaio será com os batuqueiros do maracatu Cambinda Estrela, na sede da agremiação, que fica na Rua Marcílio Dias, 420, no bairro de Chão de Estrelas.

ABERTURA DO CARNAVAL – Os ensaios são uma preparação para a grande cerimônia de abertura do Carnaval Multicultural do Recife que tradicionalmente acontece na sexta-feira no Marco Zero, com o músico Naná Vasconcelos e dez nações de maracatu de baque virado. Os ensaios, que começaram no dia 08 de janeiro prosseguem até 15 de fevereiro, tanto nas sedes das nações quanto na Rua da Moeda e no Marco Zero, Bairro do Recife.Este ano, os convidados especiais da abertura do Carnaval do Recife são a cantora africana Angelique Kidjo e o grupo inglês Stomp Stage Experience, que exaltarão a cultura afro e as batidas percussivas, ao lado do grupo de mulheres pernambucanas Voz Nagô e da Orquestra da Bomba do Hemetério. Participam ainda da abertura afoxés, tribos de caboclinhos e caboclos de lança do maracatu rural, num grande espetáculo de cores e ritmos.

– Rec-Beat anuncia programação do Polo Mangue – Prefeitura do Recife realiza concursos de porta-estandarte, mestre-sala, porta-bandeira e passistas – Começa nesta terça-feira a disputa de Rei e Rainha do Carnaval 2012 – Naná Vasconcelos e Maracatu Porto Rico ensaiam nesta segunda-feira (23), no Pina – Maracatus e afoxé embalam a Terça Negra no Pátio de São Pedro – Roda de Frevo contagia e atrai turistas para o Marco Zero – Voz Nagô e Lucas e a Orquestra dos Prazeres ensaiam com Naná Vasconcelos – Naná Vasconcelos inicia maratona de ensaios para abertura do Carnaval Multicultural do Recife – Carnaval do Recife inspira obras e dita moda – Naná Vasconcelos realiza ensaio na sede do maracatu Encanto da Alegria – Prefeitura do Recife inicia credenciamento da imprensa para cobertura do Carnaval – Pré Amp divulga bandas que disputam vaga na final – Teatro é opção para o fim de semana – Primeira Terça Negra do ano tem atração nacional – Escola de Frevo oferece Oficinas de Maquiagem – Rodas de frevo esquentam recifenses e turistas para o Carnaval- Museus do Recife oferecem atividades lúdicas e oficinas para crianças e adultos nas férias – Conselho da Juventude realiza primeira Escuta de Carnaval com a Fundação de Cultura do Recife – PCR inscreve candidatos ao título de Rei e Rainha do Carnaval 2012 – Fundação de Cultura oferece oficina circense