Mapa gigante sobre a costa e bacias hidrográficas atrai crianças e adultos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 23 de março de 2012 as 07:59, por: cdb

Publicada em 23/03/2012, às 10h57

Por Regina Freitas

Mapa gigante sobre a costa e bacias hidrográficas atrai crianças e adultos

Marcos Salles

Educadores ambientais de Vitória explicam o mapa e ensinam a importância do recurso hídrico às crianças e adultos

Esta sexta-feira (23) é o segundo dia do 1º Encontro de Rios, Florestas, Campos, Cidade e Mar da Região Metropolitana, que acontece no Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves até este sábado (24). Veja programação.

No local está montado um mapa gigante da região da Costa Associada e Bacias dos Rios Santa Maria da Vitória e Jucu.

Nesta quinta-feira (22), alunos de 13 escolas municipais de Vitória e Cariacica já se divertiram andando e aprendendo sobre a importâncias da preservação da água. E, nesta sexta-feira (23), mais dez escolas ja estão agendadas. A visita ao mapa gigante é aberto ao público.

Educadores ambientais de Vitória explicam o mapa e ensinam a importância do recurso hídrico. E enquanto crianças e adultos caminham sobre ele, técnicos de várias áreas do meio ambiente debatem e refletem sobre metodologia e ações na gestão dos recursos hídricos.

Abertura

O prefeito João Coser esteve presente na abertura do evento e afirmou que o tema é desafiador. Ele chamou a atenção para a necessidade de mudança do comportamento dentro e fora de casa com relação à água.

Marcos Salles

A secretária municpal de Meio Ambiente, Sueli Tonini, ressaltou a importância da água para a sociedade e planeta

A secretária municpal de Meio Ambiente, Sueli Tonini, ressaltou que, de todos os bens da natureza, a água é o mais precioso, pois ela tem relação com as florestas, solo, por exemplo. “A cidade vai crescendo e precisando mais de água e esse é o desafio que os gestores têm, elaborarando ações que preserve este bem”, afirmou.

O diretor-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Aladim Fernando Siqueira, disse que o evento proporciona um debate riquíssimo, e ressaltou a importância de uma ação integrada, não só dos governos, mas da sociedade. Ele afirmou, ainda, que quem faz o meio ambiente é a sociedade consciente do seu papel na conservação e preservação.

O diretor da Cesan, Anselmo Tozi, fez uma apresentação do Projeto “Se liga na rede”, que vem buscando fazer com que os capixabas possam aderir a ideia de ter seu esgoto ligado à rede de tratamento e, assim, preservar os recursos hídricos.

Com edição de Deyvison Longui