Mantega elogia medidas do BC: “Tinha muita gente apostando na desvalorização do dólar”

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 6 de janeiro de 2011 as 13:35, por: cdb

>
06/01/2011Mantega elogia medidas do BC: “Tinha muita gente apostando na desvalorização do dólar”

Lourenço Melo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, avaliou como positivas as medidas anunciadas na manhã de hoje (6) pelo Banco Central (BC), estabelecendo limites para o ingresso de dólares no país por meio das posições vendidas dos bancos. Mantega afirmou que “a contenção determinada pelo BC foi tomada “porque tinha muita gente apostando na desvalorização do dólar. A cotação estava acontecendo mais no mercado derivativo futuro do que nos negócios à vista”.

As medidas do BC, para o ministro, “são quase uma taxação para o excesso de posição vendida”. A disposição da autoridade monetária, de acordo com Mantega, “é sempre a de atuar onde a pressão estiver acontecendo”. Ele lembrou que, há um ano, a situação era inversa à de hoje, com “uma disposição maior de compra do que de venda”.

Como o câmbio sofre influências do mercado externo, o ministro da Fazenda  preferiu não arriscar palpites quanto aos efeitos das medidas do BC sobre a cotação do dólar no Brasil.

Edição: Vinicius Doria
 

Leia também:

Ex-diretor do BC diz que medida cambial anunciada hoje é prudencial e já era esperada Medida do BC não vai afetar investimentos estrangeiros no país, diz Nelson Barbosa Medida do BC gera tendência de aumento da cotação do dólar, diz diretor BC adota medida para combater especulação com o câmbio Entrada de dólares no país chegou a US$ 24,354 bilhões em 2010