Mantega diz que programa fiscal de longo prazo sai até o fim do mês

Arquivado em:
Publicado Quinta, 09 de Novembro de 2006 às 15:19, por: CdB

O programa fiscal de longo prazo que está sendo estudado pelo governo federal será anunciado até o final do mês de novembro, revelou, nesta quinta-feira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que está coordenando os trabalhos. Mantega não quis, porém, fornecer mais detalhes sobre as propostas que estão sendo estudadas. Confirmou apenas que estão sendo objeto de estudo alterações no formato da Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira e da Desvinculação de Receitas da União (DRU).

- Não posso dar mais detalhes porque a discussão ainda está em nível técnico e as propostas serão apresentadas ao presidente Lula. Pode ser que o programa ainda sofra alterações. O objetivo do programa fiscal é estimular o investimento e o desenvolvimento da economia brasileira por meio de desonerações tributárias. A pergunta principal é como fazer para garantir um crescimento de 5% ao ano nos próximos anos -, afirmou o ministro da Fazenda.

O ministro Mantega afirmou que o programa fiscal está sendo debatido com os Ministérios do Planejamento e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e disse que " será feita uma conexão entre aquilo que você vai economizar, por meio do corte de gastos, com aquilo que você vai desonerar ".

Mantega reiterou que a meta de superávit primário do setor público consolidado, que representa a economia que é feita para o pagamento de juros da dívida pública, será mantido em 4,25% do Produto Interno Bruto (PIB) nos próximos anos.

Questionado sobre o nível da taxa de câmbio, o ministro da Fazenda afirmou que a valorização do Real sempre foi uma preocupação, pois inibe, no seu entender, o crescimento de alguns setores da economia brasileira.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo