Manifesto compila propostas para “Outro Mundo”

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 30 de janeiro de 2005 as 12:03, por: cdb

A menos de dois dias do encerramento da 5a. edição do Fórum Social Mundial, um grupo de renomados ativistas e intelectuais lançou o Consenso de Porto Alegre — um manifesto que pretende dar cara e corpo às propostas debatidas e defendidas pelos movimentos sociais.

O documento Doze Propostas para Outro Mundo Possível — assinado, entre outros, por Adolfo Pérez Ezquivel, Eduardo Galeano e Frei Betto — propõe o cancelamento da dívida pública dos países do sul, a taxação internacional das transações financeiras e o desmantelamento progressivo dos paraísos fiscais, jurídicos e bancários. Além disso, ele pede também a proibição de todo o tipo de patente de conhecimento e seres vivos, assim como da privatização de bens comuns da humanidade, em particular a água.

– Entre as inúmeras propostas que saíram dos Fóruns, um grande número delas conta sem dúvida com um amplo apoio nos quadros dos movimentos sociais –  afirma a carta.

Mas a tentativa de elaborar um documento com propostas consensuais passou longe do consenso.

– É um manifesto deles para caracterizar uma alternativa ao Consenso de Washington, e será agregado às outras propostas de ação do FSM – disse à Reuters Francisco Whitaker, um dos integrantes do Comitê Internacional do FSM, que preferiu não assinar o documento.

O manifesto foi lançado em um tradicional hotel no centro de Porto Alegre, no início da noite de sábado, longe do Território Social Mundial, que concentra as atividades do FSM.

– Nós nos expressamos a título estritamente pessoal e não pretendemos …falar em nome do Fórum – esclarece o documento – Submetemos esses pontos fundamentais à apreciação dos atores e movimentos sociais de todos os países.