Manifestantes saem às ruas contra Putin

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 25 de março de 2012 as 12:32, por: cdb

Manifestantes saem às ruas contra Putin

Por: Renata Giraldi, da Agência Brasil

Publicado em 25/03/2012, 15:07

Última atualização às 15:07

Tweet

Brasília – Jovens, adultos e até crianças saíram às ruas, em São Petersburgo, na Rússia, para uma manifestação contra a permanência no poder do primeiro-ministro russo, Vladimir Putin. Ele assume no dia 7 de maio o terceiro mandato como presidente da República. A eleição dele foi cercada de denúncias de irregularidades e protestos em todo país.

A manifestação, ontem (24), foi organizada pelos partidos Comunista e Democrata Iabloko, além do movimento de oposição Solidarnost. “Não estamos dispostos a aguentar Putin por 12 anos. Temos de protestar”, disse Andreï Dmitriev, um dos líderes da oposição. Palavras de ordem e ataques a Putin dominaram o protesto.

Putin foi presidente da Rússia de 2000 a 2004, sendo reeleito em 2008. Impedido pela Constituição de ter três mandatos consecutivos, ele foi o principal responsável pela eleição do atual chefe de Estado, Dmitri Medvedev. Manteve-se como primeiro-ministro nos últimos quatro anos.

Há 21 dias, Putin foi eleito com cerca de 64% dos votos para seu terceiro mandato como presidente. Desde as eleições legislativas russas, ocorridas em dezembro de 2011, Putin enfrenta protestos que são reprimidos pelas forças oficiais do governo. No dia 6 de maio, véspera do início do terceiro mandato estão programadas manifestações em todo país.

Com informações da emissora pública de rádio da França, RFI