Maldaner vê futuro promissor para o Mercosul 

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 24 de março de 2011 as 14:05, por: cdb

Ao discursar em homenagem aos 20 anos do Mercosul, o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) afirmou que o bloco tem sido uma experiência “extremamente positiva” para os países que o integram e previu “perspectivas interessantes” para o futuro do Mercosul, tanto do ponto de vista econômico quanto social e político.

O senador lembrou que as origens do bloco remontam aos governos José Sarney no Brasil e Raul Alfonsín na Argentina. Mas foi com a assinatura do Tratado de Assunção que Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina criariam oficialmente o Mercosul, em 1991, já na presidência de Fernando Collor de Mello, acrescentou.

Casildo também recordou que a filosofia inicial que orientou a criação do Mercosul era de união dos diversos países sul-americanos com o objetivo de fortalecer a região no cenário internacional. Assim, disse o senador, a América do Sul teria mais força nos diálogos com a América do Norte, Ásia e Europa.

O senador afirmou ainda que o Mercosul precisa avançar em alguns sentidos, como no fortalecimento do Parlasul e em acordos comerciais com outros países, como os Estados Unidos, e outros blocos, como a União Europeia.

Da Redação / Agência Senado