Mais um dia sem Sars em Taiwan

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 6 de junho de 2003 as 01:45, por: cdb

Esta sexta-feira e o terceiro dia consecutivo que Taiwan não registra nenhum contágio nem novas mortes por causa da Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sars, pela sigla em inglês).

De acordo com o boletim diário do Departamento de Saúde, o número vítimas fatais da Sars está em 81 e o de pacientes que receberam alta é de 214,

Em virtude desse fato, o ministro da Saúde da ilha, Chen Chien-jen, afirmou que o Governo apresentará nesta sexta uma solicitação à Secretaria da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que levante sua advertência contra as viagens para a ilha na próxima semana.

Se a situação continuar estável e não surgir uma onda de novos contágios, Taiwan poderá ser excluída dessa lista inclusive na próxima segunda-feira.

O território já cumpriu quatro das condições da OMS para ser retirada desse índice, e só lhe falta conseguir que o número dos pacientes de Sars hospitalizados seja menor que 60, a partir dos 214 que atualmente permanecem internados.

– Taiwan registrou uma queda no número de infecções, não foram diagnosticados mais do que cinco novos casos durante cinco dias consecutivos, a doença não foi exportada e é possível localizar a origem de quase todas as novas infecções – assinalou Chen.