Mais dois navios são contruídos no Estado

Arquivado em:
Publicado Quinta, 24 de Novembro de 2005 às 10:10, por: CdB

A indústria naval fluminense encerra o ano entregando mais dois navios fabricados em seus estaleiros. O BrasFels, em Angra dos Reis, controlado pelo grupo Keppel Fels Brasil, de Cingapura, realiza no próximo sábado, às 12h, a cerimônia de batismo e entrega das embarcações do tipo PSV (Platform Supply Vessel) FELS B-104 e FELS B-105.

Encomendadas pelo grupo dinamarquês Maersk no Brasil, elas irão atuar no apoio às plataformas de petróleo em operação na Bacia de Campos, no litoral Norte fluminense. De acordo com o secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, que estará presente à cerimônia, a construção destes navios está gerando cerca de 500 empregos diretos no estaleiro, com investimento de US$ 30 milhões para cada navio.

- A entrega dos PSVs será um ato emblemático no processo de revitalização da indústria naval fluminense. Afinal, além de ter sido viabilizada pelo programa de incentivos à indústria naval e offshore do governo do estado do Rio de Janeiro, representa a primeira encomenda feita à indústria naval do estado no governo Rosinha, no início de 2003 - explicou.

Ainda segundo Victer, a construção destas embarcações está sendo considerada por especialistas e executivos do setor prova de que a indústria naval fluminense está apta a realizar construções sofisticadas, com tecnologia de ponta e preços e prazos competitivos em relação ao mercado internacional.

- Afinal, esta é a primeira encomenda do Grupo Maersk no Brasil, que já entra no mercado produzindo um dos maiores navios deste tipo já construídos no país - declarou.

Victer destacou também que estes navios, por serem de porte muito maior dos que os PSVs convencionais e terem casco duplo, nos padrões exigidos para a exploração de petróleo no Mar do Norte, estão aptos a prestar serviços para o mercado internacional.

As embarcações encomendadas terão 4.500 toneladas de porte bruto, 89,40 metros de comprimento, 18, 8 metros de boca (largura), calado (profundidade do casco) de 6,2 metros e 7,6 metros de pontal. O motor principal terá a potência de 2X3840 kW.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo