Mais de 800 pessoas levantam a bandeira da preservação na Descida do Rio Jucu

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 25 de março de 2012 as 17:25, por: cdb

O domingo de sol animou ainda mais as famílias e amigos que saíram de casa para levantar a bandeira da preservação na 23ª edição da Descida Ecológica do Rio Jucu. Em prol do fortalecimento e conscientização ambiental, mais de 800 pessoas se reuniram para participar do evento que, este ano, veio com o tema “Pela Criação da Agência de Água”. Foram 20 quilômetros de percurso pelo Rio Jucu.

 

Na luta pelo meio ambiente, cada participante encontrou sua forma de expressão para o desejo de ter um  rio menos poluído. De barco, prancha, caiaque, bóia, ou jangada, todos chamavam atenção para o cuidado com o Rio Jucu.

“As pessoas estão cada vez mais comprometidas, exemplo disso é o grande número de famílias que participaram da descida. Ficamos satisfeitos em saber que a cada ano o evento cumpre o seu objetivo, prova disso foram às autoridades presentes. Nosso objetivo foi o de alertar para a criação de uma Agência de Água no Estado para arrecadação de recursos que podem ser investidos na recuperação das bacias”, declarou um dos organizadores do evento, Alberto Pêgo.

Os irmãos Arthur e Matheus Macedo já participam da descida há seis anos e tentam repassar a consciência ambiental que está formada neles. “As pessoas precisam reaprender a cuidar do meio ambiente, todas às vezes que passamos pelo rio encontramos muito lixo, jogados pelos próprios moradores. Isso não é uma atitude correta”, frisou Arthur.

O pai dos meninos, o empresário Cláudio Macedo, explicou a importância de levar as crianças para participarem do evento. “Temos que tirar nossos filhos da frente do computador e levá-los para lugares onde, além de aprenderem, eles terão a possibilidade de ficar mais perto da natureza e de praticar esporte. Acho que se todos incentivassem as crianças neste sentido teríamos um futuro melhor”.

A atleta Neymara Carvalho participou do evento pela primeira vez. “Estou realizando um desejo de muito tempo. Por coincidência, a data da descida ecológica sempre caiu em momentos que eu estava competindo fora do Estado, por isso nunca havia participado. Mas estou muito feliz em poder contribuir com este simbólico e importante momento, que levam às pessoas a refletirem sobre suas ações em relação à poluição dos nossos recursos naturais”, opinou.

O evento é realizado pela Associação Barrense de Canoagem (ABC) e Instituto Ecobacia, com o apoio da Prefeitura Municipal de Vila Velha, por meio da Secretaria de Meio Ambiente. Um dos organizadores, Alberto Pego, avaliou positivamente a descida deste ano.

Rio Jucu

O Rio Jucu é responsável pelo abastecimento de água de 60% da população da Grande Vitória (Vila Velha, Viana, Cariacica e Vitória). Por isso, a importância de se preservar o recurso natural e conscientizar para que ele não seja ainda mais poluído e assoreado.

 

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação Semsu/Semma

Kárita Iana

3149-7926 / 9800-2020