Mais de 30 pessoas morrem em combates no Iraque

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 11 de fevereiro de 2005 as 06:29, por: cdb

Mais de trinta pessoas, pelo menos dez delas policiais, morreram, na noite de quinta-feira, em combates entre as forças de segurança iraquianas e membros da insurgência ao sul de Bagdá, informaram fontes policiais.

As fontes precisaram que os enfrentamentos aconteceram na localidade de Salman Pak, e que também há por volta de cinqüenta feridos.

O comandante de polícia Kasem Kalash explicou que os combates se iniciaram depois da queda da tarde, quando “os rebeldes aproveitaram a escuridão para atacar um posto de controle e a delegacia” do local.

Acrescentou que os insurgentes utilizaram armas automáticas e lança-granadas durante as duas horas que duraram os confrontos, que não se detiveram até que as forças de segurança locais pediram o apoio “das tropas multinacionais”.

A fonte não precisou a nacionalidade das forças estrangeiras embora ressaltou que essas tropas tiveram que recorrer ao emprego de helicópteros artilhados.

As vítimas de Salman Pak fazem subir para 65 o número de mortos nos enfrentamentos e ataques registrados quinta-feira em diferentes pontos do Iraque, no dia mais sangrento no país desde as eleições de 30 de janeiro.