Mais de 1.100 famílias recebem novas moradias

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 23 de março de 2012 as 14:15, por: cdb

Mãe de dois filhos menores de idade e grávida de gêmeos, a dona-de-casa Jucicléia Maria dos Santos, 30, realizou na manhã desta sexta-feira (23) o sonho de milhões de brasileiros: ter a sua casa própria.

Jucicléia Maria foi a primeira a receber as chaves de uma das 482 moradias entregues pelo prefeito Luciano Barbosa (PMDB), secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Caroline Albuquerque, e a subsecretária de Assistência Social, Rainilda Sales, em solenidade ocorrida no auditório do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do Conjunto Residencial Brisa do Lago, na comunidade de Olho d’Água dos Cazuzinhas.

A cerimônia também contou com a presença da secretária de Saúde, Aurélia Fernandes; secretários de Articulação Política, José Barbosa de Oliveira e José de Macêdo, bem como do superintendente regional da Caixa Econômica Federal, em Brasília, Gilberto Occhi; superintendente nacional de Habitação Social da Caixa, André Marinho, e da gerente-regional de Construção Civil, Maria Aparecida Machado, e dos representantes da Construtora Engenharq, Fernando Saldanha e José Hugo, além do gerente da agência da Caixa em Arapiraca, André de Brito, empresários José Alexandre dos Santos e Betinho Alexandre, lideranças comunitárias e as famílias beneficiadas com o programa.

Na ocasião, o superintendente regional da Caixa em Brasília, Gilberto Occhi, afirmou ser motivo de satisfação voltar a Alagoas e participar da entrega de novas moradias na cidade de Arapiraca.

“Conhecemos a gestão do prefeito Luciano Barbosa e temos orgulho da parceria neste empreendimento que é o maior do gênero em Alagoas”, destacou.

 

Investimentos

O superintendente nacional de Habitação Social da Caixa, André Marinho, lembrou dos investimentos aplicados no município e ressaltou as ações em parceria para entrega de moradias dignas para famílias de baixa renda.

Por sua vez, o prefeito Luciano Barbosa voltou a fazer agradecimento ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à presidente Dilma Rousseff pela implantação e fortalecimento do programa Minha Casa, Minha Vida.

Luciano elogiou o trabalho realizado pela Caixa Econômica Federal e o empenho das equipes técnicas das secretarias de Obras, Desenvolvimento Urbano, Assistência Social, Saúde e Educação.

“Aqui, temos mais que moradias. Temos escola, unidade de saúde, centro de assistência social e brevemente vamos entregar uma creche e um posto policial, para garantirmos uma vida digna às pessoas”, acrescentou o prefeito.

 

Cronograma

O primeiro sorteio para entrega das casas foi realizado no dia 28 de outubro do ano passado, durante as festividades alusivas aos 87 anos de emancipação política de Arapiraca.

Desde então, a Secretaria de Assistência Social juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Caixa Econômica Federal elaboraram um cronograma para sorteio e, logo em seguida, iniciaram a entrega dos primeiros 615 imóveis das 1.900 moradias que fazem parte do programa.

O projeto habitacional do Conjunto Residencial Brisa do Lago atende aos critérios estabelecidos pelo programa federal Minha Casa, Minha Vida. As moradias estão sendo construídas em uma área com 70 hectares. Cada unidade habitacional tem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviços.

O residencial está sendo dotado de uma escola de tempo integral com dois mil metros quadrados de área; creche, uma moderna unidade de saúde e uma unidade do CRAS já em funcionamento, bem como a construção de uma área de lazer com campo de futebol e parque infantil, além de bosque e até centro comercial.

O conjunto habitacional também conta com ruas pavimentadas, moderno sistema de drenagem e iluminação, além de abastecimento de água potável.

O megaempreendimento é o primeiro do gênero em Alagoas e está a cargo da empresa Engenharq. O projeto está gerando mais de mil empregos diretos no município de Arapiraca e beneficia oito mil pessoas com renda média de um salário mínimo.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Caroline Albuquerque, o terceiro lote das moradias deve ser entregue no prazo de dois meses, juntamente com a inauguração de mais uma creche municipal, construída para as crianças que vivem na localidade.