Mais cinco escolas serão beneficiadas pelo Sanitaristas Mirins

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 28 de março de 2012 as 15:04, por: cdb

A educação sanitária voltada ao desenvolvimento rural e segurança alimentar será trabalhada em mais cinco escolas municipais da zona rural, por meio do projeto Sanitaristas Mirins. Em 2011, duas escolas já haviam participado da iniciativa que vai beneficiar alunos do ensino fundamental das localidades de Olhos D’água, Tapuirama, Martinésia, Fazenda Douradinho e Fazenda Cachoeirinha.

Nesta quinta-feira (29), o projeto será lançado em mais duas unidades: às 8h, na E.M. Olhos D’água e às 14h, na E.M. Leandro José de Oliveira (Douradinho). Em abril, no dia 12, às 8h, será a vez da E.M. Antônio Martins Silva (Martinésia). O lançamento nas outras escolas ainda será programado.

A partir do SanitaristasMirins, são desenvolvidas metodologias teóricas e práticas com professores e alunos em assuntos com temas sobre doenças de animais (brucelose, raiva, tuberculose, febre aftosa, anemia infecciosa equina, doenças de aves e suínos), sanidade vegetal (uso de agrotóxicos, doenças e pragas que atacam as frutas, citros, grãos), segurança alimentar (inspeção de produtos de origem animal, embalagens, rótulos, certificação de produtos) emeio ambiente (descarte de frascos de vacinas e medicamentos, embalagens de agrotóxicos, contaminação das pastagens e rios, resíduos dos laticínios e frigoríficos, controle da população de morcegos).

O projeto, realizado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), foi implantado em Uberlândia no ano passado e conta com a parceria das secretarias municipais de Educação e de Agropecuária e Abastecimento. A proposta é levar novos conhecimentos e promover mudanças no comportamento dos alunos do ensino fundamental da zona rural. Para isso, professores foram capacitados para trabalhar os temas em sala de aula e os alunos ainda participam de visitas técnicas a fazendas e indústrias.