Maior avião de passageiros do mundo faz primeiro vôo transatlântico

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 19 de março de 2007 as 21:29, por: cdb

O A380 da Airbus, o maior avião de passageiros já fabricado, realizou nesta segunda-feira seu primeiro vôo transatlântico. Um vôo-teste, levando cerca de 500 pessoas, partiu do aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, e pousou em Nova York. Um outro A380 viajou de Frankfurt para Los Angeles, mas sem passageiros.

A maior parte dos passageiros do vôo para Nova York eram funcionários da própria Airbus e da empresa aérea alemã Lufthansa.

Vôos-teste são usados pelos fabricantes de avião para monitorar o desempenho da aeronave em inúmeros quesitos – como a forma como estaciona nos terminais nos aeroportos, a eficiência dos sistemas de entretenimento a bordo e o serviço de refeições.

Os atrasos nas entregas dos A380 já representaram um prejuízo de US$ 6 bilhões para a Airbus.

A entrega das primeiras aeronaves – que foram encomendadas pela empresa aérea de Cingapura Singapore Airlines – deve ocorrer em outubro, dois anos depois do previsto. Em fevereiro, a fabricante de aviões anunciou o fechamento de 10 mil vagas de trabalho nos próximos dez anos, como parte de um processo de reestruturação.

O presidente da Airbus, Louis Gallois, disse que um dos estopins desse processo foram os sucessivos atrasos anunciados na entrega do A380.