O A380 da Airbus, o maior avião de passageiros já fabricado, realizou nesta segunda-feira seu primeiro vôo transatlântico. Um vôo-teste, levando cerca de 500 pessoas, partiu do aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, e pousou em Nova York. Um outro A380 viajou de Frankfurt para Los Angeles, mas sem passageiros.
A maior parte dos passageiros do vôo para Nova York eram funcionários da própria Airbus e da empresa aérea alemã Lufthansa.
Vôos-teste são usados pelos fabricantes de avião para monitorar o desempenho da aeronave em inúmeros quesitos – como a forma como estaciona nos terminais nos aeroportos, a eficiência dos sistemas de entretenimento a bordo e o serviço de refeições.
Os atrasos nas entregas dos A380 já representaram um prejuízo de US$ 6 bilhões para a Airbus.
A entrega das primeiras aeronaves – que foram encomendadas pela empresa aérea de Cingapura Singapore Airlines – deve ocorrer em outubro, dois anos depois do previsto. Em fevereiro, a fabricante de aviões anunciou o fechamento de 10 mil vagas de trabalho nos próximos dez anos, como parte de um processo de reestruturação.
O presidente da Airbus, Louis Gallois, disse que um dos estopins desse processo foram os sucessivos atrasos anunciados na entrega do A380.
Maior avião de passageiros do mundo faz primeiro vôo transatlântico
Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 19 de março de 2007 as 21:29, por: cdb