Madeira participa de audiência sobre segurança pública

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 as 23:55, por: cdb

15/02/2012 02h49 – Atualizado em 15/02/2012 02h49 Madeira participa de audiência sobre segurança públicaPrefeito destacou que o município aderiu ao Pronasci, do Ministério da Justiça (Foto : Josa Almeida)

 

O prefeito Sebastião Madeira participou na última quarta-feira (14), às 16h30, da audiência pública que discutiu sobre a questão da segurança pública em Imperatriz, a maior cidade do interior do Maranhão. A reunião aconteceu no plenário do Fórum Henrique de La Rocque, situado na rua Rui Barbosa, no Centro.

Juízes, promotores de Justiça, policiais civis, militares, advogados, lideranças comunitárias, pastores e jornalistas também participaram da audiência pública presidida pelo juiz e diretor do Fórum, Adolfo Pires da Fonseca. A audiência durou mais de três horas.

Na ocasião, o prefeito Madeira destacou que o município aderiu ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça. “Nós formalizamos essa parceria por meio do Protejo, cujo programa beneficia, nesta etapa, 150 jovens que vivem no limiar da criminalidade, em Imperatriz”, assegurou.

Ele informou que o programa funciona, em horário integral, nas dependências do Estádio Frei Epifânio D’Abadia. Os jovens que participam do Protejo recebem uma bolsa do Governo Federal, subsidiada pelo município de Imperatriz.

Além disso, o prefeito Madeira ressaltou a importância do Protejo que oferece cursos de capacitação profissional a juventude que integra o Pronasci. “Esse é um projeto de grande alcance social”, acrescentou.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Madeira garantiu ainda que o município tem contribuído com a melhoria da segurança pública, investindo na revitalização da iluminação pública de ruas e avenidas dos bairros de Imperatriz. “Esse é o maior programa de iluminação pública da história de Imperatriz”, afirma.

O prefeito ilustrou que foram substituídas todas às luminárias no trecho compreendido da rua Padre Cícero, no começo do bairro Santa Rita, até ao Parque Anhanguera. “Nós começamos a fazer o levantamento das luminárias que precisam ser trocadas no grande Santa Rita, pois vamos substituí-las”, garantiu.

Ele disse ainda que o município também iniciou o levantamento para melhoria da iluminação pública no trecho da rodovia Pedro Neiva de Santana a BR-010, beneficiando toda região da Vila Lobão e da Cafeteira.

Madeira falou também que o Conselho Municipal de Segurança Pública ainda não foi instalado pelo município de Imperatriz, mas que providências estão sendo adotadas para efetivá-lo. “Vamos tomar as medidas que forem necessárias para o funcionamento desse Conselho”, acrescentou.

DROGAS

O prefeito Madeira observou também que, de acordo com informações da Polícia Militar, dos 25 assassinatos registrados entre os meses de janeiro e fevereiro (até essa primeira quinzena do mês) na cidade a maioria está relacionada ao tráfico de drogas. “Desse total, 20 assassinatos foram motivados por questões ligadas ao tráfico de drogas. É preciso uma solução urgente para esse problema, pois se não houver um encaminhamento para essa questão, pode-se colocar um policial na porta de cada residência que não resolverá o problema de assassinato, em Imperatriz”, finalizou.