Lula viaja para a Argentina na quarta

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 14 de outubro de 2003 as 19:37, por: cdb

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca nesta quarta à noite para Buenos Aires, onde assina uma série de tratados, entre os quais o Consenso de Buenos Aires, espécie de contraponto ao Consenso de Washington, que norteou a política econômica para os países em desenvolvimento nos anos 90. Lula chega à capital argentina por volta das 22h15 e pernoita na residência da embaixada do Brasil.

Na quinta-feira, às 9h, o presidente despacha na residência; às 10h40, participa da cerimônia de oferenda floral ao Libertador General Jose de San Martin, seguindo, depois, para a Casa Rosada, sede do governo argentino, onde se reúne com o presidente da Argentina, Nestor Kirchner, e prepara uma declaração conjunta da visita de Estado.

O Brasil será homenageado em duas oportunidades: primeiro na sessão solene do Congresso Nacional, marcada para as 15h30, e em seguida na Prefeitura de Buenos Aires, às 16h45, quando recebe as chaves da cidade do governador da província de Buenos Aires, Felipe Sola.

O presidente brasileiro receberá lideranças sindicais às 18h30, na residência da embaixada. A programação se encerra com jantar oferecido pelo ministério das Relações Exteriores, no Palácio San Martin, sede do Ministério.

Na manhã de sexta-feira, visita à cidade de El Calafate, em companhia do presidente argentino, e passeia de barco no lago Glaciar Upsala. Lula retorna a Brasília na tarde do dia 17.