Lula repete apelo à aprovação do Fundeb no Congresso

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 2 de janeiro de 2006 as 11:28, por: cdb

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou a primeira edição de seu programa de rádio semanal neste ano para falar de educação e renovar o apelo ao Congresso Nacional para que seja votada a emenda que cria o Fundeb.

– A minha expectativa é que os congressistas levem em conta o que é importante para o Brasil e não permitam, pelo fato de termos eleições este ano, que a disputa ideológica atrapalhe que os projetos importantes sejam votados – disse Lula referindo-se à possibilidade de o Congresso votar a criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica durante a convocação extraordinária.

O presidente insistiu que se o Fundeb não for aprovado, recursos deixarão de ser repassado e “as crianças brasileiras perderão um ano”.

Ao falar sobre os esforços do governo em educação, Lula citou a criação de novas universidades federais e escolas técnicas, extensões de universidades já existentes, além do ProUni -programa que garante bolsas de estudos para alunos em universidades particulares por meio de isenção de impostos às instituições.

– A palavra de ordem que eu dei ao governo é que é proibido, daqui para a frente, qualquer centavo que nós colocarmos na educação, falar em gasto. Nós estaremos fazendo investimento. Quanto mais dinheiro para a educação, quanto mais jovem na escola, quanto mais criança na creche, quanto mais jovem na universidade, mais o Brasil terá a possibilidade de vencer todos os seus obstáculos – disse Lula.