Lula recebe o presidente da Colômbia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 25 de abril de 2006 as 11:11, por: cdb

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se nesta terça-feira  com o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, no Palácio Itamaraty. Participaram do encontro ministros dos dois países. Pelo Brasil, estavam presentes o chanceler Celso Amorim e o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau. Na pauta do encontro, temas como a cooperação na área de energia, biodiesel e etanol; defesa e proteção da Amazônia, combate ao narcotráfico, implementação do comércio e investimentos, questões referentes à Comunidade Sul-americana de Nações e discussões sobre projetos de infra-estrutura de transportes.

A reunião foi antecedida de almoço oferecido pelo presidente brasileiro ao chefe do Executivo colombiano. Depois do encontro, Lula viajou para a capital paulista,  para se reunir com o presidente da Argentina, Néstor Kirchner. A integração regional e o intercâmbio de energia elétrica  são temas do encontro que os presidentes brasileiro e argentino terão nesta terça-feira, á noite, em São Paulo. A reunião bilateral, seguida de jantar, ocorre às 20 horas, com a participação dos ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, e de Minas e Energia, Silas Rondeau.

Luiz Inácio Lula da Silva e Néstor Kirchner passam a noite na capital paulista.  Nesta quarta-feira, os dois chefes de Estado reúnem-se com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Durante o encontro serão discutidas questões sobre o projeto do gasoduto que ligará os três países e a cooperação na área da indústria de artefatos militares. Esta é a quarta reunião conjunta dos três mandatários em um período de pouco mais de um ano. A primeira ocorreu em Montevidéu, no Uruguai, em 1º de março de 2005.