Lula quer mostrar reforma tributária aos governadores

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 7 de março de 2003 as 17:16, por: cdb

O governo está pronto para mostrar sua proposta de reforma tributária e quer apresentá-la na reunião dos governadores, no final do mês.

A informação foi dada nesta sexta pelo líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), que não quis antecipar nenhum detalhe sobre o modelo de sistema tributário a ser defendido na reunião dos governadores e junto ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), que vai reunir-se dia 13 de março.

Mercadante encontrou-se nesta sexta-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, juntamente com o líder do governo na Câmara, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP); o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu; o ministro da Fazenda, Antônio Palocci; o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, e o relator da proposta de reforma tributária na Câmara, Virgílio Guimarães (PT-MG).

Mercadante descartou a hipótese da aceleração da discussão da reforma tributária deixar para depois a reforma da Previdência. “As duas serão feitas em conjunto, porque já há acordos sobre os pontos a serem alterados. Ocorre apenas que o governo ainda não se reuniu para definir sua posição sobre o assunto. Os estudos para a reforma tributária é que estão praticamente concluídos, e o governo está pronto para a reunião dos governadores”, disse.

O líder observou que o presidente ainda vai encontrar-se com os prefeitos das capitais, antes de fechar a proposta da reforma tributária que encaminhará ao Congresso. O parlamentar disse que a discussão sobre a reforma tributária está muito avançada porque foram fechados quatro pontos a serem aprovados e, também, que já existe uma compreensão de que as mudanças tributárias “são um processo”.