Lula quer mostrar ao Oriente Médio a qualidade dos produtos brasileiros

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 13 de março de 2003 as 10:17, por: cdb

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs aos ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Luiz Fernando Furlan, a organização de uma “Semana do Brasil” no Oriente Médio.

O objetivo seria mostrar aos países da região a qualidade dos produtos do Brasil e sua capacidade de exportação.

Lula, que nesta quarta-feira manteve conversações com empresários, em Brasília, ressaltou que o país é competitivo e, por conseguinte, deve buscar uma maior inserção comercial no mundo.

Referindo-se a Furlan, o presidente da República afirmou ter escolhido para o ministério não um aprendiz, mas alguém que já tivesse passado pela iniciativa privada e obtido sucesso na área empresarial.

Além do Oriente Médio, que vive a incerteza de uma possível guerra liderada pelos Estados Unidos contra o Iraque, Lula disse que busca aumentar a participação comercial do Brasil em países como Japão, China e Índia, além de fortalecer o Mercosul e apressar as negociações sobre livre comércio entre esse bloco e a União Européia.

Em relação às conversações sobre a criação de uma Área de Livre Comércio das Américas (Alca), o presidente declarou que seu governo discutirá com os Estados Unidos cada item do acordo proposto, visando a preservar a competitividade dos produtos brasileiros, agrícolas e industriais.