Lula quer compromisso da sociedade com a educação

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 20 de novembro de 2003 as 00:11, por: cdb

O presidente Luiz Inácio Lula Silva afirmou na última quarta-feira à noite, ao receber no Teatro Nacional de Brasília um prêmio da Unesco pelo programa ‘Brasil Alfabetizado’, que o desafio de alfabetizar todos os brasileiros deve ser assumido pelo conjunto da sociedade.
 
– Nós não precisamos mais de prêmio, apenas fazer o que prometemos – disse Lula, reconhecendo que os educadores brasileiros, aos quais dedicou o prêmio, ainda são ‘tão mal remunerados’.

No discurso, Lula fez referência ao diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, morto em Bagdá num atentado a bomba contra o escritório da ONU, e afirmou que o ser humano ‘muito melhor do que a gente pode imaginar’.

Segundo o presidente, ‘uma pessoa que pesa 80 quilos deve ter 73 ou 74 quilos de coisa boa’. Ele admitiu, porém, que ‘muitas vezes o lado ruim prevalece’. Um sobrinho de Vieira de Mello compareceu ao Teatro Nacional e recebeu em nome um prêmio atribuído pela Unesco ao diplomata.

Lula fez ainda menção aos prêmios recebidos por Milu Vilela e pela ginasta Daiane dos Santos e comentou o fato de a Confederação Internacional de Ginástica Olímpica ter sido batizado oficialmente de ‘Dos Santos’ o salto ornamental que deu medalha de ouro à atleta gaúcha.

– Fico feliz quando vejo uma menina como a Daiane chegar onde chegou. Se outras crianças tivessem a oportunidade que ela teve, haveria um salto chamado ´Da Silva´ – afirmou o presidente.