Lula marca encontro com Kirchner, Evo e Chávez em janeiro

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 23 de dezembro de 2005 as 18:40, por: cdb

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá em janeiro seu colega da Argentina, Néstor Kirchner, em um encontro que contará também com as presenças do venezuelano Hugo Chávez e do recém-eleito boliviano Evo Morales. Evo, líder socialista que acaba de ganhar as eleições presidenciais da Bolívia, assumirá o governo em 22 de janeiro, e por isso participaria da cúpula na qualidade de presidente eleito.

– A reunião entre Lula e Kirchner ocorrerá em Brasília, em meados de janeiro, Podem juntar-se Chávez e Morales – disse nesta sexta-feira uma fonte diplomática em Brasília.

Morales, líder socialista que acaba de ganhar as eleições presidenciais da Bolívia, assumirá o governo em 22 de janeiro, e por isso participaria da cúpula na qualidade de presidente eleito. A fonte afirmou que a relação entre Argentina e Brasil, líderes do Mercosul, entrou em uma nova etapa depois do consenso entre seus presidentes a respeito da adoção de mecanismos que atenuem distorções no intercâmbio.

Tanto Kirchner como Lula mantêm também uma estreita relação com a Venezuela, cujos extraordinários lucros com o petróleo permitem a Chávez anunciar importantes investimentos no Brasil e na Argentina. Os três presidentes, de tendência esquerdista, receberam com alvoroço a vitória de Morales, primeiro presidente indígena na história da Bolívia.