Lula inaugura a distância agência da Previdência em Caetés

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 30 de dezembro de 2010 as 12:05, por: cdb

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou hoje (30), no penúltimo dia do mandato, a distância uma agência da Previdência Social em sua cidade natal, Caetés (PE). Lula nasceu em Caetés, mas há 64 anos a localidade era distrito de Garanhuns.

Em evento com transmissão ao vivo e via satélite, o presidente conversou com o primeiro trabalhador rural que teve a aposentadoria concedida na agência. Identificado apenas por seu Cícero, o trabalhador comemorou a agilidade no processo de aposentadoria e contou que conheceu toda a família de Lula. O presidente brincou com Cícero pedindo ao recém-aposentado que guardasse um dinheirinho da aposentadoria para pagar a ele uma cerveja em uma futura viagem à cidade.

O ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, fez questão de dizer durante seu discurso que Caetés estava recebendo a agência da Previdência devido ao número de habitantes. Caetés tem 26 mil habitantes, e a regra é instalar unidades em cidades com mais de 20 mil habitantes.

Já sem tempo para viajar pelo país a fim de inaugurar obras, na cerimônia no Palácio do Planalto o presidente Lula também fez, a distância, mais duas inaugurações em diferentes estados. Uma delas foi a terceira cascata de enriquecimento de urânio das Indústrias Nucleares do Brasil, em Resende (RJ), e a Usina Hidrelétrica Foz de Chapecó, que fica entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A agência da Previdência de Caetés terá capacidade para atender cerca de 500 segurados por mês e realizar uma média de 50 perícias mensais. A cascata de enriquecimento de urânio torna as Indústrias Nucleares do Brasil a única fabricante de combustível nuclear no mundo com enriquecimento e fabricação no mesmo local. Já a usina hidrelétrica, localizada no Rio Uruguai, integra o plano de metas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a obra completa estará pronta apenas em 2011.

Edição: Talita Cavalcante

Leia também:

Lula deve visitar Alencar no Sírio-Libanês logo após a posse de Dilma Rousseff