Lula envia carta ao Papa João Paulo II

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 3 de junho de 2003 as 19:05, por: cdb

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou nesta terça-feira ao Papa João Paulo II, pela terceira vez desde que assumiu o governo, carta na qual defende a construção de um país mais justo e integrado à comunidade internacional.

“Para mudar o rumo do Brasil temos realizado um esforço conjunto e articulado da sociedade e do Estado. Esse é o único caminho para por em prática as medidas voltadas ao crescimento econômico”, ressalta Lula na carta.

O presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, ministro Tarso Genro, foi o portador do documento. O ministro está em Roma e entregou a carta em audiência no Vaticano ao chanceler Jean Louis Tauran, que encaminhará ao Papa.

Tarso Genro também entregou ao chanceler as duas “cartas de consertação” aprovadas pelo Conselho com os resultados dos principais debates realizados pelo órgão com representantes da sociedade brasileira.

“As cartas (de consertação) traduzem o espírito e anseios da sociedade brasileira, representada pelo Conselho. Os documentos têm a função de incluir na agenda do Conselho temas de relevância nacional que não necessariamente estejam na ordem do dia do Governo, mas que possam dar sentido estratégico para a ação governamental”, afirma o presidente na carta.

Lula reiterou, ainda, que nos quase seis meses de governo vem lutando para instalar no Brasil um “novo contrato social”, para garantir ao país condições de igualdade e justiça à população. E ressaltou a importância da transparência nas decisões públicas com instituições que permitam promover o diálogo social.

“Nada melhor para os novos tempos do que identificar e operacionalizar consenso”, defende o presidente no documento.