Lula e ministros unificam discurso do governo sobre a Alca

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 26 de maio de 2003 as 15:05, por: cdb

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse na tarde desta segunda-feira, ao deixar a reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros da área econômica, no Palácio do Planalto, que o encontro foi realizado para unificar o discurso do Governo sobre a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), que será discutida durante a visita do secretário do Comércio Exterior Americano, Robert Zoellick, a partir da próxima terça-feira, em Brasília.

– A orientação específica que o presidente deu é que os ministros devem falar com uma voz única e que não deve haver ambigüidades sobre a base geral da negociação – afirmou Amorim.

O ministro disse que o Brasil pretende negociar a ampliação do acesso aos mercados.

– Nos interessa uma negociação centrada em acesso a mercados e que as barreiras aos nossos produtos industriais e agrícolas sejam removidas, barreiras tarifárias e não-tarifárias – destacou.

Participaram da reunião os ministros da Casa Civil, José Dirceu, da Fazenda, Antônio Palocci, do Planejamento, Orçamento e Gestão, Guido Mantega, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, do Meio Ambiente, Marina Silva, da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, e da Agricultura, Roberto Rodrigues.