Lula e Gutiérrez se reúnem em Brasília

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 27 de maio de 2003 as 14:56, por: cdb

Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Equador, Lucio Gutiérrez, iniciaram nesta terça-feira uma reunião de trabalho na Chancelaria brasileira, durante a qual estabelecerão uma data para o início das negociações entre o país andino e o Mercosul.

A visita do presidente equatoriano encerra uma rodada de encontros de Lula com membros da Comunidade Andina de Nações (CAN: Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela).

A CAN e o Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) pretedem concluir até o final do ano um acordo de integração comercial.

Gutiérrez também espera que o Brasil financie a construção da central hidrológica de San Francisco, que custará quase 300 milhões de dólares, e de 67 estações de tratamento de água potável para comunidades rurais, num valor de 30 milhões, além de reforçar o Convênio de Créditos Recíprocos (CCR).

Quito também deseja a ajuda do Brasil para ampliar o programa bolsa-escola e transformá-lo num projeto de solidariedade para ajudar as famílias de baixa renda com alimentação, educação e saúde.

Os dois presidentes, que primeiro se reúnem sozinhos e depois com os respectivos ministros, antes de se encontrarem com as duas delegações num almoço na Chancelaria, divulgarão uma declaração com os acordos alcançados e os assuntos abordados.