Lula diz que vai substituir ministros quando quiser

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 2 de novembro de 2003 as 21:25, por: cdb

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante visita a São Tomé e Príncipe, ao responder a uma pergunta de um jornalista sobre a reforma ministerial de seu governo e se ela atingiria algum dos ministros que o acompanham nesta viagem ao continente africano, afirmou que “eu não estou anunciando reforma ministerial. Indiquei os meus ministros quando quis e os substituo quando quiser. Essa não é a minha preocupação”.

– Os que estão viajando comigo são meus ministros. Vão viajar comigo até o momento em que eu decida fazer mudanças no ministério. E da mesma forma que os indiquei posso afastar qualquer um deles – afirmou Lula.

– Quando eu tiver que pensar em mudança de ministro prefiro estar em Brasília, no meu gabinete ou na minha casa, com um conjunto de companheiros do próprio governo, com aliados políticos, decidindo se vamos ou não fazer as mudanças que precisam ser feitas. Por enquanto, não estou precisando fazer isso – concluiu.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no seu primeiro ato no continente africano, inaugurou o prédio da Embaixada Brasileira em São Tomé e Príncipe. “Essa embaixada não será a casa brasileira em São Tomé e sim a casa do Mercosul no continente africano”, ressaltou Lula.

– Eu quero dizer a todos os presentes na abertura desta embaixada, que este ato é o começo do pagamento de uma dívida histórica que o Brasil tem com a África, e nós vamos pagar. Durante muitos anos, o Brasil esteve de costas para a África. Está na hora de recuperar o tempo perdido. Nós podemos fazer parcerias em muitas áreas que o Brasil tem experiência acumulada – afirmou o presidente.