Lula diz que Berzoini caiu por não explicar origem de dinheiro e dossiê

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 16 de outubro de 2006 as 17:22, por: cdb

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista ao prograa “Roda Viva”, da TV Cultura, gravado no íncio da tarde desta segunda-feira no Palácio da Alvorada, disse que Ricardo Berzoini foi afastado do comando de sua campanha porque ele não conseguiu explicar a origem do dinheiro que seria usado na compra do dossiê contra políticos tucanos. A entrevista vai ao ar nesta segunda-feira, às 22h30.

– Chamei o presidente do partido lá em casa e falei: quero saber quem fez esta burrice, para não usar a palavra que estou pensando agora. Você (Berzoini), como presidente do partido, tem obrigação de dar uma resposta à sociedade. Ele não o fez e na quarta-feira eu o afastei da coordenação da campanha -, disse Lula.

O presidente e candidato a reeleição pelo PT disse, ainda, que a Polícia Federal tem a obrigação de descobrir a origem do dinheiro envolvido na frustrada transação.

– A ordem dada à PF é que não deixe pedar sobre pedra. Pode demorar um dia, um mês ou um ano, mas que vamos descobrir vamos -, respondeu.

Durante a entrevista, Lula classificou de “ensandecida” a postura do candidato à Presidência da República pelo PSDB, Geral Alckmin, no debate realizado na TV Bandeirantes. Para o presidente, Alckmin parecia querer vencer a guerra “com uma única batalha”.

– Eu estranhei o comportamento do meu adversário porque sempre foi uma pessoa tranquila, leve. Ele estava ensandecido naquele programa. Eu acho que ele pensou que poderia resolver o problema da guerra com uma única batalha -, disse Lula.

Lula disse, ainda, que o momento mais violento vivido por ele em uma campanha eleitoral aconteceu em 1986, quando disputou o governo de São Paulo com Paulo Maluf, Antônio Ermírio de Moraes e Orestes Quércia.

– Se a justiça funcionasse, cassava os três -, revelou.

O candidato Geraldo Alckmin será o próximo entrevistado do programa “Roda Viva” no próximo domingo, já que na próxima segunda-feira será realizado um debate entre Lula e Alckmin na Tv Record.