Lula diz a Bush que quer Brasil no Conselho de Segurança da ONU

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 20 de junho de 2003 as 20:51, por: cdb

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, mudanças na Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo Lula, o Brasil “tem todo interesse” em mudanças na organização internacional, especialmente após a guerra entre os Estados Unidos e o Iraque.

Afirmou, ainda, que aproveitou o encontro na Casa Branca para dizer a Bush que o Brasil pleiteia uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU.

– Acho que ele vai fazer uma reflexão porque temos o apoio de muita gente no mundo, de toda a América Latina – ressaltou.

O fato do Brasil não ter apoiado os EUA na guerra contra o Iraque não representa, na opinião do presidente Lula, uma ameaça às relações bilaterais.

– Sempre haverá temas que são motivo de discordância. E nós precisamos ter inteligência e competência para fazer com que a gente discuta as coisas em que concordamos. Eu não vim aqui para discutir o Iraque, eu vim aqui para discutir relação Brasil – EUA – garantiu.

O presidente Lula é o primeiro chefe de Estado, que não apoiou os Estados Unidos na guerra, a ser recebido por George W. Bush.

Segundo Lula, o Brasil teve a sua posição com relação ao conflito no Iraque e os Estados Unidos teve a dele, mas cada um respeita a posição do outro.

– E a democracia continua acontecendo nas nossas relações – resumiu.