Lula destaca avanços obtidos pelo Brasil em dois anos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 28 de janeiro de 2005 as 17:14, por: cdb

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou, há pouco, em discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, os avanços ocorridos no Brasil nos últimos dois anos.

– Eu lembro que, quando estive aqui em janeiro de 2003, tinha um misto de medo, de incertezas do que um torneiro mecânico poderia fazer na presidência de seu país – lembrou o presidente.

– A primeira coisa que nós fizemos no Brasil para que as coisas começassem a melhorar foram algumas reformas que entendíamos necessárias e importantes para que acontecessem as coisas do jeito que o Brasil precisava – disse Lula.

Para ele, o resultado da política praticada significou crescimento na economia, redução do risco Brasil e aumento das exportações.

– Tomamos a decisão de fazermos com que o Brasil assumisse a responsabilidade de ter forte política de infra-estrutura. Priorizamos a questão das ferrovias, rodovias, portos e aeroportos – afirmou o presidente, que convidou os participantes do Fórum para um debate na sexta-feira, sobre o potencial brasileiro, com a presença dos ministros da área econômica.

No início do discurso, Lula citou o Fórum Social Mundial. Há dois anos, antes de participar do Fórum Econômico Mundial, o presidente também acabava de sair de Porto Alegre.

– Lá, como aqui, carrega-se a mesma agendas de desafio em busca de ordem social mais justa –  disse Lula.

– Não se trata de ignorar as diferenças ideológicas, mas de reconhecer que há problemas no mundo que afetam a todos – observou o presidente.