Lula desembarca em Evian

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 1 de junho de 2003 as 08:23, por: cdb

O presidente da França, Jacques Chirac, recebeu, às 11h45 (horário da França – 6h45 no Brasil), os presidentes dos países em desenvolvimento e da África que desembarcaram em Evian, onde se realiza, neste domingo e segunda, a reunião do G-8, o grupo dos sete países mais industrializados do mundo e a Rússia.

Ao desembarcar, o presidente Luiz inácio Lula da Silva foi um dos mais aplaudidos pelos moradores da cidade, que acompanham de longe a chegada dos chefes de Estado e de Governo que participarão da reunião. O presidente do México, Vicente Fox, também foi muito aplaudido.

Neste momento, os presidentes seguem para o Hotel Royal Parc Evian, onde haverá um almoço de trabalho preparatório ao diálogo ampliado, que acontecerá às 16h (11h no Brasil). Cada representante dos países convidados terá 10 minutos para apresentar suas proposições.

De acordo com o porta-voz do governo brasileiro, André Singer, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva retomará, em seu discurso, o tema do combate à fome e à pobreza, introduzido em janeiro durante o Fórum Econômico Mundial em Davos.

Ele vai propor ainda a criação de mecanismos para viabilizar a criação de fundos e políticas de desenvolvimento e infra-estrutura nos países em desenvolvimento.