Lula deixa sua marca na história do país com a auto-suficiência

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 21 de abril de 2006 as 19:51, por: cdb

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou a produção de petróleo da plataforma P-50 na Bacia de Campos, no Norte do Estado do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira, com um ato do ex-presidente Getúlio Vargas, em 1952. Lula molhou as mãos no óleo e imprimiu as marcas em um macacão de funcionário da Petrobras.

Maior unidade de produção em operação no país, a P-50 adicionará 180 mil barris diários à produção nacional (o barril é a unidade de medida de petróleo líquido, igual a 159,2 litros). Somente essa unidade, instalada no campo de Albacora Leste, responderá por 11% de toda a produção nacional, que passará a cerca de 1,92 milhões de barris por dia.

A Petrobras foi criada em outubro de 1953, por meio da Lei 2004, sancionada por Getúlio Vargas, depois de anos de movimento nacionalista, que resultaram na campanha O petróleo é nosso. Depois da inauguração, o presidente Lula seguiu para o Rio de Janeiro, onde participou de cerimônia no Museu Histórico Nacional pela conquista da auto-suficiência na produção de petróleo no Brasil.