Lula: Crise na agricultura pegou o governo ‘de calças curtas’

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 21 de novembro de 2006 as 16:45, por: cdb

Em discurso pronunciado durante a inauguração de um trecho pavimentado da rodovia BR-364 no Mato Grosso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o governo foi pego “de calças curtas” pela crise, provocada, principalmente, pela valorização do real frente ao dólar, que reduziu a rentabilidade do setor de grãos, fortemente dependente das exportações.

– Temos que aproveitar o momento em que a agricultura se recupera para estabelecer todas as políticas agrícolas necessárias para que, numa próxima crise, a gente não seja pego de calças curtas como nós fomos pegos nessa crise agora – disse Lula. O presidente esteve acompanhado pelo governador do Mato Grosso, Blairo Maggi, um dos maiores produtores de soja do país.

O presidente também disse que os sinais de que a agricultura vai se recuperar são “extraordinários” e opinou que o setor deve continuar sendo um dos pilares da economia. Mato Grosso foi um dos Estados que mais sofreu com a redução da rentabilidade do setor de grãos, devido aos custos elevados do transporte da produção para os portos exportadores no Sul.