Lula chega a Brasília para anunciar equipe de transição

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 29 de outubro de 2002 as 13:58, por: cdb

O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, desembarcou na manhã desta terça-feira em Brasília, e seguiu imediatamente para um encontro com o presidente Fernando Henrique Cardoso. Em seguida, será anunciada a composição da equipe de transição até a sua posse, em janeiro de 2003.

O avião trazendo Lula de São Paulo pousou no hangar da Polícia Federal, no Aeroporto Internacional de Brasília. Em frente ao Palácio do Planalto, cerca de 400 militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) receberam a comitiva de Lula com gritos de apoio e, em seguida, cantaram o Hino Nacional.

Depois de um encontro a portas fechadas com FHC, o presidente eleito e o chefe de Estado terão uma reunião ampliada de trabalho, da qual participarão o vice-presidente, Marco Maciel; o vice-presidente eleito, José Alencar; o ministro-chefe da Casa Civil, Pedro Parente; o ministro-chefe da Secretaria Geral, Euclydes Scalco; o ministro da Fazenda, Pedro Malan; o presidente nacional do PT, José Dirceu; o assessor petista Antonio Palocci; e o ex-deputador federal do PT Luiz Gushiken.

O presidente eleito só falará à imprensa depois do encerramento da reunião de trabalho, informaram assessores.

Em uma entrevista a uma emissora de televisão, Parente adiantou que, nessa reunião, serão estabelecidas o que chamou de “as regras do jogo” para que a transição possa ocorrer sem acidentes de percurso.

“É importante ter regras claras para que possamos ter, como deseja o presidente, uma transição tranqüila”, disse o ministro-chefe da Casa Civil.

Entre os assuntos a serem abordados na reunião, ainda segundo Parente, figuram o Orçamento de 2003 – que deverá ser votado pelo Congresso até 15 de dezembro – e um mecanismo para que a equipe de transição acompanhe as negociações, do atual Governo, da revisão do acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), que garantiu ao país um crédito de mais de 30 bilhões de dólares.